Sejam bem vindos ao Dupla Dinamica na WEB!

Pesquisar este blog

Estatisticas

Visitas
Contador GRÁTIS
Online

domingo, 4 de abril de 2010

Por que os games são tão caros?(parte 1)

Olá gente, eu sou o Silty, e esta é minha primeira post aqui no “Dupla Dinâmica”, estou muito animado, decidi postar sobre games que um assunto que me agrada muito( e tenho certeza que também a muitos) e vou começar com uma grande curiosidade de muitos “por que os games são tão caros?” Então? Vamos descobrir?

Tenho certeza que você já se perguntou do porquê de um game que custa 40 dólares em qualquer site gringo ser vendido aqui no Brasil por mais de 200 reais. Apesar de querer acreditar em uma teoria da conspiração das lojas – seria até divertido imaginar que os lojistas encontram-se em salas fechadas a la Arquivo X –, tudo é, na realidade, muito mais simples. Vamos encarar e destrinchar os fatos. O primeiro grande vilão do assunto são os impostos – inclusive, está na hora de fazer sua declaração de renda.

No Brasil, os games não são considerados bens culturais (mesmo que o Ministério da Cultura promova algumas ações no mercado), mas são taxados como artigos de luxo. Quer dizer, quando lemos reportagens de games elas estão na parte de tecnologia e não na parte de entretenimento. É a mesma concepção. Por isso mesmo, a carga de tributos é bem alta. Vamos fazer a matemática comigo:

O PS3 custa 299,99 dólares, ou seja, 537 reais, para arredondar as contas. Daí vem os impostos:
Imposto sobre importação: 20%; o preço do PS3 sobe para 644,40 R$
Imposto sobre produtos industrializados: 50%; e a conta chega a 966,60 reais
PIS/Cofins: 9,25%; ulalá, já estamos em 1.056 R$
E, finalmente, o imposto sobre a circulação de mercadorias e serviços, que fica entre 18 e 25%. Imaginando que seja 25%, o grande total é de 1320 reais. Lembre-se que o preço original era de 537 reais!
Certamente você já viu algumas lojas vendendo o console a este preço. Elas estão apostando que, junto com o console, você tem que comprar o jogos. E destes viria o lucro. De qualquer maneira, não é uma conta super bacana.

Com relação aos jogos, o lojista Fábio Moura explica: “Vamos pegar como exemplo o Fifa 2010, que para Xbox 360 é vendido pelo valor de 219 reais. O preço sai exatamente 49 dólares, que após a conversão torna-se mais ou menos 85 reais. Para entrar legalmente no Brasil, todo aqueles impostos para importar o produto somam mais ou menos 70% do valor inicial (contra os mais de 100% de um console). Então, o jogo já chega na minha mão a 150 reais. Depois, eu tenho que acrescentar 5% do meu imposto sobre a nota (o simples), mais 20% sobre minhas despesas fixas (aí o jogo já está em 190).Daí, coloco o meu lucro que varia de 20 a 30%. Tudo é repassado para o clientes: os impostos de importação, os brasileiros e o custo de manter a loja".
Para Moura, a situação iria melhorar se “o governo revisse as taxas em cima de jogos eletrônicos, assim como ele refez com os computadores. Hoje em dia, o governo não separa jogos eletrônicos das maquinas de caça níquel, por exemplo. E ainda tem o sonho de qualquer cidadão que paga impostos: a criação de um imposto único”.

Na proxima post você sabera: "E o que a pirataria tem a ver com isso?", "No Mobile", "No MMO", "E quando o console é produzido aqui".

Nenhum comentário: